top of page

DO CAOS À GERAÇÃO DE VALOR

MODELO DE MATURIDADE

DEPARTAMENTAL

shutterstock_1820737991.jpg

 

APRENDA DE FORMA PRÁTICA O QUE É UM ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE VALOR, OS DESAFIOS DE SUA IMPLANTAÇÃO E O BENEFÍCIOS PARA A SUA ORGANIZAÇÃO

"

O QUE É UM MODELO DE MATURIDADE DEPARTAMENTAL?    

O Modelo de Maturidade Departamental - MMD é uma ferramenta de benchmarking, elaborada para que você possa desenha-la e analisar o futuro da sua área/departamento, ao invés de focar em técnicas que não fazem sentido à sua realidade, o MMD foca no caminho, indicando passo a passo, como sua empresa deve evoluir. Por fim, é uma ferramenta para construção de planos de melhoria e para transformações culturais. 

Esta publicação demonstra o estudo, desenvolvimento e aplicação de um Modelo de Maturidade Departamental, elaborado sob as principais tendências dos mercados de Enterprise Service Management e de Information Technology Service Management, tendo como premissa o incentivo à transformação digital das organizações sob uma visão de experiência do usuário.

O livro fornece uma ferramenta para ajudar os departamentos organizacionais em sua evolução e alinhamento com o negócio, com base em técnicas consagradas como o Balanced Scorecard.

São 5 níveis de maturidade típicos que encontra-se nos departamentos organizacionais: caótico, reativo, proativo, de serviço e de valor agregado, cada qual enfrentando desafios a nível de pessoas, processo e produto, com visões e perspectivas distintas de negócio.

 

OS NÍVEIS DE MATURIDADE 

Captura de Tela 2022-12-19 às 22.14.19.png

PESSOAS 

Captura de Tela 2022-12-19 às 22.13.55.png

PROCESSOS 

Captura de Tela 2022-12-19 às 22.14.06.png

PRODUTO 

POR QUE APRENDER SOBRE O VMO?

Esta ferramenta oferece uma análise testada e consagrada com mais de 100 empresas sobre como está a realidade de suas áreas departamentais, e oferece um plano de ação conciso de qual o próximo passo que deve-se buscar afim de entregar mais valor ao cliente, trabalhando os pilares de pessoas, processos e produtos sobre perspectivas estratégicas ligadas diretamente o dia a dia da sua equipe. 

TEMAS ABORDADOS

O livro traz uma revisão literária sobre os temas de gestão estratégica e maturidade organizacional, demonstrando como o assunto se conecta a entidades como escritórios de projetos e serviços, e com boas práticas de gestão de serviços e de inovação. A partir dessa análise-se o livro exemplifica:

  • Quais fatores devem ser levados em conta ao elaborar sua linha de base de maturidade;

  • Como Pessoas, Processos e Produto devem ser balanceados no desdobramento da estratégia;

  • Como as perspectivas Financeira, de Cliente, de Processos internos, de Processos Externos e de Aprendizado e crescimento impactam no desdobramento da sua estratégia;

  • Como se dá o amadurecimento típico das empresas;

  • Como Analisar o seu  Modelo de Maturidade Departamental;

shutterstock_2045262374.jpg

PERSPECTIVA

FINANCEIRA

COMO A ÁREA OU DEPARTAMENTO É CAPAZ DE GERAR RESULTADO FINANCEIRO PARA O NEGÓCIO, COMO PESSOAS PROCESSOS E PRODUTOS AJUDAM A ÁREA A GERAR RECEITA, SEJA ELA UMA ÁREA CORE OU UMA ÁREA DE SUPORTE.

"

1b0e84cd-2aa6-49df-b8d3-ef9705df64fa.jpeg

Raphael da Costa:

"A  maioria das empresas se vêem perdidas em silos departamentais que impedem seus times de colaborarem, processos excessivos e tecnologias desconectadas das pessoas que as usam criam um abismo entre o trabalho que precisa ser feito e os clientes que precisam ser atendidos. Um Modelo de Maturidade Departamental oferece uma leitura do ambiente empresarial e indica o próximo passo de evolução necessário para acabar com os silos departamentais.“ 

MATERIAL DE APOIO

 Leia posts e artigos sobre Maturidade Organizacional

 Baixe o Template do MMD

 Adquira o livro
 Aprenda com nosso treinamento
 

bottom of page