top of page

5 motivos para você começar hoje a ter Lições aprendidas

Updated: Jan 29, 2021

Se você é um entusiasta de projetos, já deve ter se perguntado, se era mesmo necessário fazer um lessons learned: as famosas “Lições aprendidas” muitas vezes você talvez lidere projetos por conta própria, e vem um pouco daquele sentimento de que você vai lembrar do projeto, e por isso não é tão importante escrever sobre elas, mas aqui vão alguns motivos para você começar a fazer o seu dever de casa:


1 – Colocar no papel nos torna objetivos


Existem estudos que demonstram que quando colocamos as coisas no papel conseguimos ser mais objetivos, além de reduzir o stress, a ansiedade e também o medo do futuro. Isso porque quando pensamos há uma junção de pensamentos tanto pelo lado esquerdo quanto o lado direito do cérebro, o que significa que objetividade e subjetividade travam uma guerra entre si, mas quando você resolve escrever você passa o comando para o lado esquerdo, permitindo assim que ele guie sua mente, ordene os pensamentos e esclareça incertezas e anseios.


2- Você não lembra tanto quanto você pensa


Nosso cérebro basicamente funciona com três tipos de memória: Curto prazo, Médio prazo e longo prazo. Tem também o gânglio basal mas isso é outra história. O que acontece na maioria das vezes é nunca sabemos em qual parte do nosso cérebro aquela experiência foi guardada, o que significa que você pode lembrar dela daqui 5 anos, como pode esquece-la na semana que vem. A parte legal é que quanto mais tipo de sensores você usa para relatar uma determinada experiência, mas o seu cérebro guarda essa atividade. Uma boa estratégia é ensinar a turmas mais novas de profissionais suas lições aprendidas, na TOPdesk nós temos o Knowledge Day um dia voltado apenas para compartilhar aprendizados, assim você garante que irá tirar o máximo proveito deles.


3- Você lembrará ainda menos do que acha que lembra


Nosso cérebro por vezes funciona como um HD, apagando informação antiga para dar espaço àquela nova, quanto menos você pratica ela, menos você de fato a forma como aprendemos é intrigante, a pirâmide abaixo demonstra as melhores formas para aprendermos.


Não se engane, suas lições aprendidas não representam uma prática por aprendizado, mas poderão apresentar essa prática caso você as tenha anotado e de fato utiliza-las no próximo projeto.




4- Quando você compartilha, mais pessoas aprendem com você


Parece besteira ou até mesmo clichê, mas ainda é extremamente válido ainda mais nos dias de hoje. No mundo de gerenciamento de projetos as empresas possuem o que chamam de “Fatores ambientais” das quais fazem parte a cultura, as relações humanas e também os padrões de documentos que uma empresa possui, quando você escreve suas Liçoes Aprendidas, você contribuiu para a melhoria contínua da empresa e que outros possam se beneficiar do seu aprendizado.


5- É um ótimo momento para melhorar a relação


Muito de nossos projetos são para entregas, onde lidamos diretamente com o cliente, por mais que nosso esforços sejam sempre no sentido de entregar o melhor projeto, nem sempre alcançamos esse objetivo, seja por qual for o motivo, e nossa relação com o cliente pode ficar manchada. Esse momento oferece a pausa perfeita para olharmos para trás, nos colocarmos no lugar do outro e entendermos onde erramos, onde acertamos e como podemos melhorar a imagem que deixamos.


A maturidade de um gerente de projetos pode ser dada pela forma como ele anota suas lições aprendidas, gerenciamento de projetos como qualquer outra ciência está em constante desenvolvimento, e é preciso aprender com a prática e a vivência, ir se adaptando e melhorando sempre pelo menos é isso que minhas lições aprendidas têm me mostrado até então, e você o que aprendeu com as suas?

14 views0 comments
bottom of page