top of page

SPRINT REVIEW

Em meus treinamentos costumo explicar o Sprint Review e o Sprint retrospective como retrovisores de um carro em movimento, ambos te permitem inspecionar o que está fazendo, e adaptar quando necessário. Quando olhamos do lado direito - o do motorista - estamos preocupados apenas com a direção, vemos a estrada até o ponto em que estamos, e tudo aquilo que fizemos durante aquele sprint. Já quando olhamos para o espelho do passageiro vemos a mesma estrada, mas também vemos a interação humana. A que está atrás é a mesma estrada, porém são duas visões complementares.



O Sprint review serve para o time revisar o trabalho que foi feito, normalmente o sprint review é pelo time com a presença do Product Owner e dos stakeholders. Durante essa reunião o time demonstra as entregas do período. O time irá checar cada entrega com a Definição De Pronto (D.O.D) e Critério de Aceitação de cada história.


Durante essa reunião é aconselhável e extremamente produtivo se estiverem presentes os futuros usuários daquele projeto, isso irá ajudar o time a se balizar e entender se o que está sendo feito é coerente com o que é esperado ou não.


Os Sprint Reviews são rituais time-boxed, de tempo fixo, isso significa em outras palavras que essas reuniões são esperadas de durar um determinado período de tempo: em torno de uma horas para cada semana de sprint, dando até 4 horas para um sprint de um mês.


Uma dica valiosa durante os sprint reviews é a de possuir uma Pauta para os que irão participar, isso normalmente uso a seguinte agenda de reunião:


  1. Introdução

  2. Boas vindas aos Stakeholders

  3. Indicar quais funcionalidades/entregas serão discutidas;

  4. Apresentação as entregas;

  5. Captura de Feedback

  6. Apresentação do backlog do produto aos stakeholders;

  7. Considerações finais.


Um erro muito comum é ouvirmos da equipe que “está pronto, só falta um pequeno detalhe”, esse erro normalmente é causado pois o time não checa se as estórias estão batendo com a definição de feito e os critérios de aceitação. Isso também ocorre porque o time tem receio de falar que não conseguiu concluir determinada atividade a tempo, sendo esse último comportamento algo para ser discutido durante a reunião de restrospectiva.


21 views0 comments
bottom of page