top of page

Um viva ao camaleão do rock


Uma das coisas que mais me inspira na vida é música, gosto de misturar ela com tudo, aprender lições de negócios com músicos de jazz, me inspirar ouvindo Rock&blues e também descansar ouvindo The Who, Pink Floyd, Miles Davis. Mas tem um artista que é uma inspiração fantástica por sua simples história: David Bowie.


David Bowie queria ser um instigador de novas ideias. Então decidiu usar o meio mais fácil para começar – que era o rock and roll – e adicionar peças a ele ao longo dos anos, para no fim " conseguir ser o seu próprio meio”. Foi assim que o garoto franzino que enchia a paciência de seu vizinho Pete Townshend , foi ganhando suas cores.


Todos conhecemos o lado cameleão, que foi Ziggy Stardust, Aladin Sane, The Thin White Duke, The Goblin King, Lazarus e Major Tom. Além de músico, instrumentista, escritor e ator, Bowie foi um empreendedor, e um dos entusiastas de redes sociais, criando o Bowie.net muito antes do myspace ou facebook, uma espécie de rede social e streaming onde as pessoas poderiam se juntar para compartilhar do universo criado por ele.


Bowie também revolucionou o mercado de ações e da música ao ser o primeiro artista a "lançar suas músicas como ações", permitindo que as pessoas investissem no retorno futuro que sua obra daria, uma espécie de poupança da música, hoje muito utilizada por grandes artistas.


Há 5 anos o camaleão do rock deixava essa terra como a encenação de um filme: lançou seu CD e dois dias depois morreu de um câncer que até então ninguém sabia. Seu CD é um epitáfio, uma poesia, e ao mesmo tempo um testamento.


Como se não bastasse ele ainda deixou um repertório inteiro gravado para ser lançado alguns anos depois de sua morte, como uma espécie de lançamento póstumo. Seu empreendimento era ele próprio, mas sua obra não deveria acabar mesmo se sua vida acabasse. A gestão de Bowie acabou, mas ele deixou frutos para as próximas gerações.

Hoje há 2 dias de completar 5 anos de sua morte, há 5 anos do lançamento de seu último CD e no dia de seu aniversário, bowie nos presenteia com mais uma de suas canções.

1 view0 comments
bottom of page