SOBRE

“Pro.je.tar (verbo transitivo): 1.representar por meio de projeções 2.fazer incidir 3.formar o projeto de; planear.”
Sempre Imaginei essa definição de maneira mais ampla, penso nos projetos como uma entidade viva, cada qual com sua singularidade, com seu inicio meio e fim - entidades com um propósito específico de ser. O projeteis (Leia-se projetês) surge então como uma sonho de tornar tais entidades objetos traduzíveis, com uma linguagem mais simples e direta, reduzindo o abismo entre teoria e prática. A ideia é oferecer uma experiência completa no ramo de projetos. Desde uma simples documentação, até a organização do espaço físico, passando é claro pela capacitação daqueles que utilizarão tais espaços. 

Rapha - 1.jpg
RAPHAEL DA COSTA

Oi eu sou o Rapha! Falo projeteis nativamente  e ao longo dos anos aprendi a traduzir o projeteis em diversas línguas. Eu sou mestrando em Gerenciamento de Projetos de construção pelo Politécnico de milão e especialista em Gerenciamento de Projetos com MBA pela FGV- Fundação Getulio Vargas e Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Viçosa e NHL. Fui intercambista pelo programa BRANETEC, tendo estudado nas melhores universidades holandesas como NHL- Hogeschool, Van-Hall Laurenstein e Wageningen University. Além disso, sou Técnico em Tecnologia da Informação pelo SENAC.

 

Também faço parte do quadro de mentores do PMI-SP do nono ciclo de mentoria e sou treinador Scrum certificado, e treinador Six Sigma certificado. Adoro ensinar o que aprendo, e aprendo ainda mais enquanto ensino, sou um Project Management Professional - PMP, Scrum Product Owner Certified, Scrum Master Certified, Black Belt e Team Kanban Practioner, também conto com certificações em outras metodologias como OKR, VSM, VMO, AWP entre outras.

Fui membro da primeira gestão dos Engenheiros Sem Fronteira Brasil, organização não governamental internacional que realiza ações e projetos de engenharia de cunho social e ambiental. Comecei meu trabalho como assessor de comunicação, tendo me tornado posteriormente Diretor de Comunicação, cargo que exerci por dois anos, sendo responsável por assuntos pertinentes a divulgação, parcerias, propaganda e marketing. Graças ao trabalho realizado junto ao ESF-Brasil fui nomeado conselheiro do Fundo de Habitação de Interesse Social - FHIS de Viçosa/MG, dada a importância e a influência que a ONG passou a ter na região.

 

Também possuo uma boa experiência com inovação tecnológica, tendo trabalhado na Holanda realizando projetos de sustentabilidade, onde me deparei com análise de Ciclo de Vida e Cradle-To-Cradle, conceitos que carrego comigo até hoje. Voltando ao Brasil trabalhei com viabilidade econômica de projetos, ainda na área de inovação, com a criação de energia a partir de microalgas. 

Fui membro fundador de três empresas: a Wcosta,  Edifica Consultoria e WLTR. A Wcosta foi minha escola, uma empresa do ramo de consultoria especializada em viabilizar empreendimentos imobiliários. Já a segunda trata-se de uma empresa Jr. de engenharia civil, que realiza trabalhos como regularização de imóveis, averbação e projetos de incêndio para fins sociais. Por fim a WLTR é uma empresa focada em auditorias e assessoria empresarial.

Possuo artigos publicados na área de inovação tecnológica e também fui vencedor do concurso internacional: Dutch Bike Rack. Fiz parte da equipe vencedora do concurso Argo-Mentor da FGV. E fui eleito um dos 100 líderes mais inovadores no uso de TI pelo IT-Forum em 2020. Também sou o criador de um modelo de maturidade departamental, utilizado para medir e entender a forma como departamentos oferecem seus serviços às outras áreas de negócio da empresa. Minha contribuição acadêmica também se extende ao meu papel como membro do comitê de projetos, programa e portfólio da ABNT.

Também fui responsável por criar e ajudar a gerir um Value Management Office dentro da TOPdesk Brasil, um escritório de projetos e processos voltado ao gerenciamento de valor. Ali desenhei e ajudei a implantar a transição ágil de toda a empresa, trabalhando no modelo de squads e guildas. Ajudei a gerir o portfólio internacional, trabalhei junto ao time de desenvolvimento como Product Management Representative, e ajudei a redesenhar o modelo de precificação da empresa. Atuando junto à consultoria ajudei a levar agilidade ao gerenciamento de serviço de dezenas de clientes.

Atualmente sou sócio de serviços da Verum Partners, uma empresa focada no gerenciamento de projetos de capital e infraestrutura, onde atuo na área de excelência operacional, utilizando as filosofias Lean e Ágil em projetos de engenharia. Na Verum estamos revolucionando o mercado de construção enquanto agregamos valor aos nossos clientes. 

Ao longo dos anos aprendi muito sobre a forma como prestamos serviços, criamos projetos e lideramos a inovação tecnológica, sempre foquei muito na experiência do usuário e em sua percepção, a ideia deste espaço é compartilhar conhecimentos e quem sabe, conseguir inspirar outras pessoas a também construírem um mundo melhor pela força do seu trabalho.