top of page

Erros comuns em um Brainstorm

Atualizado: 29 de jan. de 2021

Brainstorming é uma técnica muito utilizada no mundo dos negócios, também conhecida por nós mineiros como: “toró de miolo”. Já falamos como o Dr.House usa essa técnica e apesar de ser muito utilizada, e estar bem difundida no dia a dia das empresas, é muito comum vermos pessoas falarem de brainstorming quando na verdade o que estão fazendo é apenas trocar ideias sobre um mesmo assunto com outras pessoas. Por isso listei alguns pontos que são normalmente esquecidos na hora de aplicar a técnica, e que sempre costumo mencionar na certificação Six Green-belt.


Mas primeiro vale perguntar o que é um Brainstorming? Brainstorming é uma técnica criada por Alex Osborn em 1942, quando escreveu How To Think Up. Seu principal objetivo era estimular a criatividade de um grupo de pessoas, de forma a criar um ambiente seguro onde as ideias poderiam fluir livremente, apesar de simples a técnica conta com regras básicas, e possui variações como o Brainwritting.


Quais os erros que cometemos ao fazer um Brainstorming?

Erro número 1- Sem tempo para pensar


É muito comum que durante a técnica as pessoas expliquem o problema, e já logo em seguida coloquem suas ideias para o grupo. Esse erro não oferece o tempo necessário para a adaptação ao problema, e quase sempre coloca uma pressão inconsciente que nos participantes, e o "deu branco" toma conta da sala.


É muito importante dar um tempo para que todos pensem no problema, em torno de 2 a 5 minutos para refletirem em introspecção sobre o problema. Toda vez que um novo tópico for ser indicado, deve-se relembrar esses pontos.


Erro número 2 – “Todos atuam igualmente durante o processo”


Outro erro comum é fazermos o brainstorming sem um facilitador, que observa de fora o processo. A técnica cita algumas funções básicas: um lí